terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Frutas da estação

Cultivada no sul da China há séculos, ela é da mesma família do guaraná. Chegou de mansinho e acabou invadindo nossa ceia de Natal e Ano Novo... mais barata a cada ano (paguei R$ 1,90 a caixa), a lichia é rica em proteína, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, sódio, vitamina C, potássio, fósforo, tiamina, riboflavina e niacina. Na hora de comprar, escolha as perfumadas, com casca brilhante e flexível (e não dura e ressecada). Conserve na geladeira e use assim que possível.


lichia, com e sem casca


A suculenta cereja tem vitaminas A e C, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria e é eficaz contra a arteriosclerose.
Dê preferência às mais brilhantes e firmes, com cabinhos bem verdes. Devem ser guardadas em geladeira e consumidas em pouco tempo.




2 comentários:

Claudia Lima disse...

Nunca vi por aqui esta frutinha cheinesa. Interessante!
As cereja tem, mas é a fruta mais cara de todas.
Feliz Ano Novo e tudo de bom para vc e sua família em 2009.
Muita Luz e muita Paz...
Bjs :)

Nádia Lamas disse...

Ué, Cláudia, engraçado: eu sempre achei que fosse mais fácil encontrar as duas por aí... em Nova York, nos mercados orientais, eu me fartava de lichia. Na Califórnia eu passava de carro e via um monte de gente vendendo cerejas na estrada, a 99 cents o saco... sempre achei que fosse barato pra vocês. As nossas cerejas vêm do Chile, agora estão ficando um pouco mais baratas também - 5 ou 6 reais o saquinho... beijos, uma ótima passagem de ano e tudo de bom em 2009!