terça-feira, 11 de março de 2008

Bistronomia

Pra mim, a mais importante tendência da cozinha nos últimos anos: consiste na “popularização” da cozinha de qualidade. O fenômeno tende a se expandir, sendo observado em cidades com grande oferta gastronômica e um público com algum poder de compra, cada vez mais exigente e aberto a novas experiências.

Começou na França, estendeu-se para a Espanha e já é vista nos EUA. São restaurantes de comida “rápida” (a palavra “bistrô” vem do russo “bistro”, que significa “rápido”), porém criativa e econômica, onde um menu de 3 pratos custa o equivalente a 35 – 45 reais.

Paul Bocuse, o estrelado chef francês com 40 anos de carreira, abriu 4 restaurantes de preços módicos na cidade de Lyon. Alain Ducasse, outro brilhante chef, foi na onda. Alain Senderens acaba de fechar seu luxuosíssimo restaurante em Paris para se dedicar à cozinha de preços econômicos. Numa entrevista, declarou estar cansado dos luxos excessivos e dos preços “indecentes”. Joel Robuchon, outro entre os maiores do mundo, também aderiu à moda de restaurantes mais acessíveis. E Ferran Adrià, o número um da atualidade, inaugurou uma cadeia com o nome “Fast Good”.

foto: EFE / JUAN CARLOS HIDALGO

Nenhum comentário: