quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aula com Flávia Quaresma

É programa pra se ir com o namorado, marido, a amiga, prima, irmã... ou em grupos maiores, depois do trabalho, numa "happy hour". Mas muita gente acaba indo sozinha, e mesmo a mais tímida das criaturas em poucos minutos está trocando dicas, telefones e fazendo amizades - afinal, poucas coisas socializam mais que a boa comida – ainda mais acompanhada de um bom vinho.

Ontem à noite, naquele friozinho, éramos um grupo de umas 25 pessoas reunidas no andar de cima do restaurante, ainda meio improvisado (antes as aulas aconteciam na casa ao lado). Todas tínhamos uma coisa em comum: mais do que de cozinhar, gostamos de comer.

O jantar dura 3 horas e meia. A chef e uma ajudante preparam tudo na nossa frente (algumas coisas estão semi-prontas) e vão explicando em detalhe, esclarecendo dúvidas e dando inúmeras dicas.



O garçom traz os pães... hummm, vão começar a servir


A entrada foi eleita o melhor prato da noite: lagostins limpos e temperados com sal e pimenta envoltos em massa phyllo e fritos até ficarem inacreditavelmente crocantes, guarnecidos com juliana de alho poró e molho de manteiga e ervas. Harmonizou muito bem com o chardonnay 2007 da Viu Manent


Prato principal: galinha d´angola a la flamande (com cerveja). A guarnição: repolho roxo com maçãs. Até quem não era muito fã de repolho (e tinha muita gente que não era) achou ótimo! O vinho: Carménère 2006 da Viu Manent.

A sobremesa foi uma panacota, simples e de grande efeito:
PANACOTA (6 porções)

300 ml de leite, 300 ml de creme de leite, 125 g de açúcar, ¼ de fava de baunilha, 5 g de gelatina em pó sem sabor.
Ferver o leite, o creme, o açúcar e a fava cortada ao meio sem deixar borbulhar. Retirar do fogo e juntar a gelatina já dissolvida em um pouco de água fria. Coloque em forminhas individuais e leve à geladeira.

Coulis (calda): pode ser de ameixa, figo, redução de vinho do Porto... este aqui é de framboesa:
250 g de framboesa congelada, 50 g de açúcar
Leve os ingredientes ao fogo baixo por uns 20 minutos. Passe no liquidificador e depois peneire para tirar as sementes.


A panacota foi acompanhada por um Viu Manent semillon late harvest (colheita tardia) 2005, surpreendente e muito, muito bom

Saímos de lá chamando uns aos outros pelo nome, com um catálogo de vinhos, o endereço de um fornecedor de peixes e frutos do mar frescos e de um fornecedor de carnes exóticas, a quem pretendo contactar em breve.

4 comentários:

Anônimo disse...

Che cosa ? Non capito ?
Sem qualquer comentário ?
Bacci
KB

Nádia Lamas disse...

Vc tá muito apressadinha... nem espera eu acabar de fazer o post... como é que se fala apressadinha em italiano, hein? Bacci

Anônimo disse...

scusa (desculpe)la mia fretta (pressa)!
Sono una persona frettolosa (apressada)!
Mama mia !
Adorei a sobremesa, parece deliciosa!
Bacci nel cuore.
KB

Claudia Lima disse...

Tudo muito chique!
Eu teria que ser carregada no final do jantar, hehe, com tanto vinho no cérebro...
Gostei muito da apresentação da sobremesa. Fácil, simples e diferente das que tenho visto.
Bjs :)