quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cassoulet

O cassoulet é um prato típico do sudoeste da França, onde foi criado para alimentar os soldados durante a Guerra dos 100 Anos. É uma espécie de feijoada de feijão branco cozida em cassole (caçarola de barro), daí o nome cassoulet. Muitos historiadores acreditam que a nossa feijoada não veio da África com os escravos, mas sim da Europa, onde são comuns os cozidos à base de feijão e carnes, como o cassoulet.


Para fazer o cassoulet, você vai precisar de confit de pato (confit é a técnica em que a carne é cozida na própria gordura para ficar bem macia). Duas coxas e sobrecoxas de pato são deixadas de véspera no sal grosso com alho, tomilho e louro. Depois, são imersas em gordura de pato (1 kg, mais ou menos) derretida com alho, tomilho, pimenta em grão, louro e pedaços de maçã (para clarificar). Tudo deve ser cozido em fogo baixo, bem lentamente, durante umas duas horas.


Isso feito, pode-se partir para o cassoulet: cozinhe 250g de feijão branco (previamente deixado de molho) com 1 folha de louro, 1/2 cenoura picada, 1 talo de aipo, sal e água. Enquanto o feijão cozinha, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho em 2 colheres (sopa) de azeite. Junte 1 paio e a carne do pato desfiada, mexendo até adquirir uma cor dourada. Adicione 200g de tomate sem pele e sem sementes, 1 ramo de tomilho e 1 ramo de alecrim. Junte ao refogado o feijão cozido (com a água) e deixe tudo cozinhar em fogo baixo uns 20 minutos. Acerte o sal e a pimenta-do-reino e apague o fogo.


Arrume o cassoulet num tabuleiro ou pirex e cubra com pão passado no processador misturado com um pouco de manteiga e sal. Leve ao forno para dourar.


Nenhum comentário: