sexta-feira, 29 de maio de 2009

Longevidade e alimentos

Uma castanha-do-pará por dia garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar as células e eliminar possíveis substâncias tóxicas.

Alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como leite desnatado, queijo e iogurte, ajudam a prevenir a osteoporose.



As pimentas agem como analgésicos, ajudam a queimar calorias e até a reduzir tumores.


Frutas cítricas como a laranja são ricas em vitamina C, antioxidante essencial.
Os iogurtes e seus lactobacilos protegem o organismo contra doenças.

As fibras presentes na aveia, na cevada e no trigo ajudam a melhorar a imunidade.



Uma taça de vinho tinto por dia, se não tiver restrições ao consumo de álcool: o resveratrol da casca da uva é um dos compostos mais eficazes no combate ao envelhecimento.

O azeite extravirgem, base da dieta mediterrânea, está associado à longevidade.


Troque os alimentos ricos em gordura saturada pelos que contêm gorduras benéficas para o organismo. O ômega-3 de peixes como o salmão, por exemplo, é útil para adiar o envelhecimento.

Reduza a quantidade de calorias ingeridas. Comer menos faz com que o corpo use a energia das células com mais eficiência, diminuindo o estresse oxidativo. (fonte: BOL)

5 comentários:

Gourmandise disse...

oba! todos estes ingredientes constam na minha mesa...
bjo

Nádia Lamas disse...

Na minha também... até pimenta eu adoro! bjs

Magia na Cozinha disse...

Gostamos de tudo isto aqui em casa. Só não compro castanha, pq é muito cara, mas adoro!
Bjs :)

Nádia Lamas disse...

Claudia, por aqui ela é a mais barata de todas as 'nuts' (caríssimas), talvez por ser um produto nacional...bjs

Anônimo disse...

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