quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fora, gripe suína!

Recebi e-mail com sugestões para evitar a nova gripe (Influenza A). As medidas parecem eficazes não só contra gripe suína, mas para promover a saúde em geral:

1. Tomar pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos. Vias aéreas úmidas não são um ambiente favorável para eles.

2. Não tome gelado, prefira água ao natural.

3. Não abuse do leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois ele aumenta a produção de muco e dificulta a cura. O iogurte, no entanto, é excelente para o sistema imunológico.

4. Use bastante cebola na alimentação. O alho também é excelente para o sistema imunológico.

5. Inclua na alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fí­gado de boi e semente de abóbora).

6. Coma vegetais e frutas.

7. Salmão, bacalhau e sardinha são ótimos para o sistema imunológico.

8. O cogumelo shiitake também é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre, que destrói o ví­rus da gripe.

9. Evite alimentos gordurosos (deprimem o sistema imunológico), como carnes vermelhas e derivados.

10. Mantenha as mãos sempre bem limpas.

3 comentários:

Claudia Lima disse...

Sabe que aqui nem se ouve falar da tal gripe? É um bom sinal!
Bjs :)

denise disse...

Sabe que comecei as postagens da viagem no blog ... atendendo pedidos especiais ... SOBRE A GRIPE ... Que lamentável ... publicidade total e milhoes indo pelos "valereodutos" do Brasil ... eles ... separam milhoes para isso ... A gripe aviária foi para afetar o setor do frango ... a suína .... muito antigamente a mesma tática foi usada com o nome de peste suína ... que triste ... Brasil, brasileiro ... e nos mais ... letalidade igual gripe comum ... não custa lavar as mãos, beber líquido, etc .. .etc ... mas é obrigação nossa, também, observar os interesses de uns e outros ... lamentável!

Nádia Lamas disse...

Oi, Claudia! Sim, eu sei, vamos para os EUA em outubro, temos parentes aí. Ligamos para uma tia, pois estávamos a ponto de cancelar a viagem, de tanta preocupação (lembra que no início diziam que os piores lugares eram o México e os EUA?). Ela a princípio nem entendeu, não sabia de que gripe estávamos falando! Aqui o pessoal está correndo para as farmácias, tentando comprar remédios pela internet, um desespero total.

Denise, vou passar no seu blog pra ver as fotos da viagem. Já pus seu livro no correio, me avisa quando chegar, tá?

Beijos!