quarta-feira, 8 de julho de 2009

Novidades sobre emagrecimento

Emagrece mais facilmente quem...

... toma leite desnatado no café da manhã: ele ajuda a não sentir fome até a hora do almoço.



... ingere especiarias que têm curcumina (curry, açafrão). Estudos mostraram que a substância ajuda a combater as células de gordura.



... não possui o gene FTO - conhecido como hormônio da obesidade. Pesquisadores descobriram que crianças com o FTO comem mais do que as outras e têm mais dificuldade para saber a hora de parar de comer.


... dorme bem. Quem dorme pouco come até 220 calorias a mais em lanches, principalmente carboidratos, no período da noite.


... caminha. Meia hora por dia reduz em até 450 gramas por ano o ganho de peso que costuma acompanhar o envelhecimento, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte.


... é homem. Pesquisas mostram que eles resistem mais às tentações da mesa.

... sabe relaxar.

... tem uma dieta balanceada, que não se limita a um só alimento. Nada de "dieta da banana"!



... tem uma dieta rica em arginina, aminoácido encontrado na melancia e nas nozes que parece ajudar no combate à obesidade. Em testes com ratos nos EUA, descobriu-se que, mesmo em dietas ricas em gordura, a suplementação com arginina poderia reduzir a gordura corporal.



... modera a ingestão de carnes vermelhas. Elas têm um tipo de gordura que, em experimentos realizados em camundongos, aciona uma área do cérebro que leva à destruição dos neurônios que controlam o apetite e a queima de calorias



... restringe a ingestão de calorias.



... ingere água regularmente, talvez porque isso diminua a ingestão calórica diária



... ingere cerca de 40% de proteína na dieta (carnes magras e laticínios desnatados). Isso ajuda a reduzir a gordura corporal e melhora o perfil lipídico do sangue (colesterol e triglicérides).




... ingere bebidas pouco calóricas. Estudo da Johns Hopkins School of Medicine avaliou 810 adultos entre 25 e 79 anos e constatou que as calorias ingeridas por meio de bebidas influenciam mais o peso do que aquelas consumidas por alimentos sólidos.



... tem um bom nível de vitamina D, segundo estudo publicado no "The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism" realizado com meninas na fase pós-puberdade


... consome fibras no café da manhã, junto a alimentos de baixo índice glicêmico (que alcançam a corrente sanguínea de forma mais lenta e contínua).


... bebe um copo de suco com 100% de fruta todos os dias, conforme estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.




... masca chiclete sem açúcar regularmente: eles ajudam a consumir menos guloseimas.

... não sofre de depressão. Estudo da revista "Psychosomatic Medicine" associa a depressão ao acúmulo de gordura no abdômen. Essa gordura aumenta o risco de doença cardiovascular e diabetes.
... come devagar. Quem come rápido acaba comendo mais e tem risco três vezes maior de virar obeso.

... ingere menos calorias. Mais do que o sedentarismo, são elas as responsáveis pelo aumento da obesidade, segundo conclusão recente. (fonte: BOL)

4 comentários:

Claudia Lima disse...

Acho que estou no caminho!
Bjs :)

Santa Gastronomia disse...

Estudos brasileiros confirmaram que pó de feijão branco emagrece!
Vc viu isso no último 'globo repórter'?

Nádia Lamas disse...

Pois é, Claudia, a gente tem que fazer um "checklist"...

Sandra, não pude ver, eu tava muito a fim, mas tive um aniversário e perdi o Globo Repórter. Acho que a alimentação é a área onde mais se tem feito pesquisa ultimamente.

Beijos!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Nádia!!! Que saudades! passei por aqui para lhe avisar que estou de volta com meu blog!!! Como sempre aqui tem muitasssssss coisasss boaaaaassssss! Adorei as dicas, preciso melhorar em alguns pontos!!!! E vc,cozinhando e estudando bastante? Passa lá para papearmos!beijos