segunda-feira, 13 de julho de 2009

O icewine... é coisa nossa

Sim, você leu direito: seremos o primeiro país tropical a produzir o icewine (também conhecido pelo nome em alemão, Eiswein). Típico de países com inverno rigoroso, como o Canadá e a Alemanha, esse vinho doce fortificado (que acompanha bem sobremesas) é produzido a partir de cachos de uva naturalmente congelados.


A uva congela ainda no pé (foto: Wikipédia)


A Vinícola Pericó, de São Joaquim (SC), sob a orientação do Enolab, de Flores da Cunha, fermenta neste momento o mosto do primeiro icewine brasileiro, feito a partir de cachos congelados pelo frio da serra catarinense. Nos outros países o icewine costuma ser elaborado com uvas brancas, principalmente riesling e vidal, mas na versão brasileira a matéria-prima será a cabernet sauvignon.


Vinho de qualidade, garrafa com design requintado: os canadenses se orgulham de seu icewine.

Por falar em orgulho, também podemos encher o peito: o Brasil foi premiado em concursos realizados em Quebec (Canadá) e Ljubljana (Eslovênia). Entre outras medalhas, receberam ouro o Boscato Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2004 e o Peterlongo Espumante Moscatel, e prata, o Boscato Gran Reserva Merlot 2005.

O Ibravin lança campanha publicitária para a marca Vinhos do Brasil, cujo símbolo vai ser um saca-rolhas estilizado em verde e amarelo, criado pelos irmãos Campana, e o slogan "Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro".

Um comentário:

Eduardo disse...

Viva o nosso Brasil!
Por aqui tudo dá, até vinho de primeira qualidade!