segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Regras de ouro para restaurantes

Aqui vai um resumo das 100 regras para restaurantes publicadas pelo The New York Times:

Não deixe o cliente solitário constrangido, perguntando: “está esperando alguém?”

Se a mesa for demorar, ofereça uma bebida ou entrada por conta da casa.

Não interrompa a conversa do cliente - espere o momento certo de falar.

Nunca responda “não sei”, a menos que seja seguido de "vou descobrir".

Não fique atrás do cliente enquanto ele faz o pedido: faça contato visual e agradeça.

Se o cliente adorou o vinho, tire o rótulo da garrafa e dê a ele junto com a conta.

Nunca tire um prato cheio de comida sem perguntar o que estava errado.

Não ignore uma mesa só porque não é você que está atendendo - pare e ajude.

Não emita julgamentos se o cliente pedir catchup, mostarda, ou qualquer outro condimento.

Traga todos os pratos da mesa ao mesmo tempo.

Não tire nenhum prato vazio se outros na mesa ainda estiverem comendo.

Não encha os copos a cada dois minutos, é enervante.

Não deixe um copo vazio por muito tempo.

Não devolva ao cliente nada que tenha caído no chão - seja o talher, guardanapo, o menu ou o shoyu.

Nunca corra pelo salão como se houvesse um incêndio na cozinha ou uma emergência (a menos que de fato haja!).

Nunca traga a sopa quente sem uma colher: é frustrante.

Não sirva a salada num prato gelado: indica que ela não foi preparada na hora.

Diga o que está em falta, antes que o cliente leia o menu e peça justamente o que está em falta.

Não pergunte se o cliente acabou no exato momento em que ele acabou - espere que ele saboreie e reflita.

Não desapareça.

Nunca traga a conta antes de o cliente pedir - e entregue-a a quem pediu.

Não toque um CD inteiro de um único artista - se o cliente não gostar, a refeição será uma tortura.

Não fique muito por perto, principalmente se o cliente estiver calculando a gorjeta ou assinando o cheque.

Ao receber a gorjeta, seja ela qual for, diga apenas “obrigado”.

Não demonstre frustração. Sua missão é servir. Seja paciente - não é fácil.

Como diz Bill Gates, “os clientes mais insatisfeitos são nossa maior fonte de aprendizado.”

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A arte é a definição da arte (Sol LeWitt).

A arte é a mentira que revela a verdade (Pablo Picasso).

A arte é como um relógio que, às vezes, anda mais acelerado (Franz Kafka).

A arte é longa e o tempo é passageiro (protagonista de Charade).

2 comentários:

Anônimo disse...

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Santa Gastronomia disse...

Oi, Nádia:
faz tempo que não deixo um recadinho aqui prá vc! Então te digo o seguinte: obrigado pelas suas viagens, pois vc acaba fazendo com que a gente viaje tbém pelos lugares! Suas fotos nos levam principalmente aos detalhes que não encontramos nos folhetos turisticos, e acabam nos dando riquezas de detalhes dos cotidianos por onde vc passa!
Valeu, amiga! Sempre sua fã!
bjus..