domingo, 20 de dezembro de 2009

Foz do Iguaçu

Na condição de participantes do projeto Chefs contra a Fome (da FAO), eu e Claudio Attianezi (do restaurante Sardella, em Friburgo) fomos convidados por Rene Sepulveda, presidente da AGABCO, para conhecer o projeto Crianças Alimentadas do município de São Miguel do Iguaçu, Paraná.

São Miguel é um município de 27.000 habitantes vizinho a Foz do Iguaçu. A economia se baseia na agricultura (soja e milho) e, devido à grande quantidade de lagos e rios, a piscicultura também tem papel de destaque, sendo os principais peixes o pacu e a tilápia.


Eram quase 9 da noite quando tirei esta foto da varanda do hotel. Devido à latitude, escurece tarde ali.


No dia seguinte cedo fomos para o evento em São Miguel.


Os convidados assistiram à apresentação do projeto sentados nas mesas onde seria servido o almoço.


Visitamos a cozinha e conhecemos o pacu processado, ou "polpa de pacu". A prefeitura adquiriu uma máquina onde o pacu é introduzido inteiro e de onde sai totalmente processado, pronto para ser usado na merenda escolar com grande aceitação pelas crianças.


Na panela, com temperos...


... e inteiro, nas mãos do cozinheiro.



O evento foi coberto pela imprensa (O Farol) e rádio locais, e contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito e o secretário de agricultura.




No cardápio, muitos pratos à base de pacu e tilápia.





Havia uma mesa só de crianças, alunos de escolas municipais uniformizados. Quando cederam a palavra ao prefeito-mirim e perguntaram o que estava achando do projeto, ele elogiou e disse que só tinha uma coisa a reivindicar: "mais sobremesa"!


Após o evento visitamos a usina de Itaipu





"Homem de Aço", homenagem aos trabalhadores da usina


Depois de 15 anos de empresa, cada funcionário planta uma árvore e põe uma plaquinha com seu nome...





fauna de Itaipu


vertedouro de Itaipu


A empresa é 50% brasileira, 50% paraguaia, com funcionários dos dois países





de um lado, Brasil...


... do outro, Paraguai.





sala de controle central


turbina de Itaipu em movimento.


E à noite, no jantar, vimos no restaurante esta garrafa: contendo 6 litros de vinho, ela recebe o nome bíblico de Mathusalem.


No sábado pela manhã, visita às cataratas...


... que só abriam um pouco mais tarde, o que nos levou a visitar antes o Parque das Aves.










elegantes flamingos


o "posudo" tucano


salve, simpatia!


esta ave estranhíssima é originária da Oceania








É impossível ficar indiferente a tanta água em movimento...










realmente, um espetáculo. Energia que mexe com a gente!




Foi graças a Santos Dumont que a área, antes particular, em 1916 tornou-se patrimônio público.


Depois, um pulinho ao Paraguai... a pé, já que no sábado são horas de engarrafamento se você tentar ir de carro.


Basta atravessar a ponte da Amizade, sobre o rio Paraná, e estamos no país vizinho...


... que é muito curioso: quente, frenético, caótico. Não há sinais de trânsito e as ruas cheias de motos transformam qualquer travessia em missão quase impossível. Nas calçadas, barracas e mais barracas de camelôs vendem pilhas de batatas Pringles - a última coisa que eu esperaria encontrar lá.

6 comentários:

Eduardo disse...

Poxa, que coisa boa! E vemos tantas vezes lugares onde as crianças não têm um pão pra merendar! Bela iniciativa da cidade! Que sirva de exemplo!

Beijo,
Edu.

Nádia Lamas disse...

É verdade, Eduardo. Ensino e alimentação de qualidade são o maior investimento que se pode fazer no futuro. beijos

Anônimo disse...

Temos que parabenizar a cidade pelo projeto e a você, pela participação.
Beijocas.
KB

Denise Tasca disse...

Me diverti tanto vendo suas fotos de Foz do Iguaçu! Passamos o Natal lá, postei no orkut algumas das aventuras. Foz é super pertinho de casa e é nosso destino em muitos fins de semana. Vc não disse nada do calor .... o PY ... kakkakaka, sempre que atravessamos a ponte da amizade, cantamos à plenos pulmões: "Galopeira", minhas amigas confessam: "Denise, eu queria ir para o Paragua contigo" nossa amiga ... tem tanta coisa show lá, que a gente sempre volta jurando que Ciudad del Leste nunca mais e sempre volta toda excitada para as compras. E a Argentina ... Puerto Iguazu e sua Cava La RUEDA, imperdível .. toda autenticidade argentina ... roubei umas fotinhos e fui correndo fazer um post ... sobre Paraguai! Rsssssss

Anônimo disse...

Passei aqui te desejar Feliz Ano Novo!!!!!!!!! Denise

Nádia Lamas disse...

Denise, a viagem superou minhas expectativas em todos os sentidos... eu me lembrei muito de você, quando soube que ia fui pesquisar no mapa e vi que Foz é pertinho de Pato Branco, logo pensei em você...
Não me lembro como é "Galopeira", mas deve ser engraçado... me diverti muito no Paraguai. Sem contar que não sou consumista e não pretendia comprar nada lá, mas acabei esgotando minha cota em um netbook...
Na minha ingenuidade carioca, pensei: "oba, vou pro sul, fugir deste calor..." rsrsrsrs... acredita que levei até um casaquinho! Na Argentina fui bem rapidinho naquele duty free em Puerto Iguazu, nem deu pra provar a cava. Um excelente 2010 pra você também, minha amiga! bjs