segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Biscoito Oreo caseiro


Tenho um amigo que pede a todos que viajam - pra qualquer lugar do mundo - um singelo pacote de biscoitos Oreo, pelos quais é apaixonado. Descobri que ele não está sozinho, e que é enorme a legião de fãs dessa guloseima que há anos deixou de ser vendida no Brasil. A ponto de existirem na internet várias receitas de "Oreo caseiro". "Estudando" algumas delas, fiz adaptações e criei uma receita própria de Oreo. O resultado não ficou igual ao biscoito industrializado - a não ser pelo recheio, que, na minha opinião (veja que não sou uma expert)  ficou bem semelhante. A massa de chocolate ficou mais parecida com um cookie de cacau, mas foi aprovadíssima - inclusive pelo meu amigo que ama Oreo.  

Massa:
1 xícara de cacau em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
3/4 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 3/4 xícara de açúcar granulado
1 ovo
1 colher (chá) de baunilha

Bata o açúcar com a manteiga. Junte o ovo. Misture bem e acrescente a baunilha e os ingredientes secos, deixando por última a farinha, que deverá ser acrescentada aos poucos, até formar uma massa consistente. Formar dois rolos com a massa e levar à geladeira por pelo menos uma hora para firmar.

Recheio:
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida
1/4 xícara de gordura vegetal hidrogenada
1 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de baunilha
Misture todos os ingredientes e reserve.

Retire a massa da geladeira e preaqueça o forno a 180 graus enquanto modela os biscoitos. Corte os rolos em fatias regulares e arrume num tabuleiro untado e enfarinhado (ou tapete de silicone). Leve a assar durante cerca de 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e recheie os biscoitos.





3 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Ficou lindo e uma delicia.
Kiss, Susy

Santa Gastronomia disse...

Ah, Nádia! Eu também iria aprovar!
Uma delícia esses biscoitos, menina!

Bjinhus..

Nádia Lamas disse...

Obrigada, meninas, beijos!