terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Musse de chocolate com caramelo salgado


Eu amo musse de chocolate, amo caramelo salgado e amo mais ainda a combinação desses dois amores. Daí inovei neste fim de ano e decidi variar a batida (mas deliciosa) musse de chocolate. É o tipo da coisa que, como diria o rei do camarote, figuraça de 2013, "agrega valor":

Musse

200g de chocolate meio amargo
1/2 colher (sopa de manteiga sem sal)

Derreter o chocolate com a manteiga e mexer bem até ficar bem homogêneo. Enquanto esfria, bater

4 claras em neve, reservar

4 gemas com 3 colheres (sopa) de açúcar

Bater até a mistura ficar espessa e bem clara. Juntar então o chocolate derretido e acrescentar 200g de creme de leite, as claras em neve e uma colher (sopa) de uísque ou conhaque (opcional).

Caramelo salgado


Pôr numa  panela 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de glicose de milho e 1/2 colher (sopa) de manteiga. Levar ao fogo baixo até derreter. Deixar ferver e tirar do fogo rapidamente. Juntar creme de leite até ficar uma calda espessa (mais ou menos 2 colheres de sopa) e sal a gosto (usei uma colherinha mal cheia de flor de sal). Deixar esfriar bem.

Depois de pronta a musse, levá-la à geladeira por umas duas horas (ela vai ficar firme, mas não totalmente). Retira-se então e, com a ajuda de uma colher, abre-se espaço no meio da musse quase firme para verter a calda de caramelo. Depois de vertida toda a calda, volta-se a musse à geladeira até a hora de servir.


Nenhum comentário: