quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Glória Branco vive me pedindo a receita do bolo de limão com semente de papoula, que eu escrevi uma vez num papel e ela perdeu. Glória, agora você não perde mais:

BOLO DE LIMÃO COM SEMENTE DE PAPOULA

100 g de manteiga ligeiramente derretida
1 xícara de açúcar
2 ovos
1,5 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
raspas da casca de limão
¼ xícara de leite 1 colher (sopa) de suco de limão

Unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês.
Misture o leite, o suco e as raspas de limão, reserve.
Peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó.
Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso, acrescente um ovo de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente as sementes de papoula.
Vá alternando a adição da mistura de leite e a dos ingredientes secos.
Ponha a mistura na forma e leve ao forno.

Se você quiser incrementar o seu bolo, pode recheá-lo com uma ganache de limão. Ganache é um creme preparado com chocolate derretido e creme de leite (é aquele usado no recheio das trufas). No caso do limão, usamos chocolate branco, na proporção de uma barra de chocolate para 150 ml de creme de leite, e juntamos suco de limão (1 colher de sopa). Misture tudo e leve ao freezer.

Quando a massa do bolo estiver pronta, coloque-a na forma e vá colocando o recheio em formato de bolas ou cilindros. Ajeite-o de forma que fique totalmente coberto pela massa, e então leve ao forno.

Eu já fiz este bolo nos sabores limão e maracujá, mas a criatividade humana não tem limites... você pode testar com outras frutas. Me diz depois se ficou bom.

Nenhum comentário: