sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Cebolas

Tenho notado uma certa confusão na tradução dos termos "échalotte" do francês e "shallot" do inglês, que aparecem em várias receitas. Já li que "é uma erva". Ou que "é o mesmo que cebola roxa".

Trata-se da echalote (Allium ascalonicum), ou ainda chalota, como preferem nossos amigos portugueses: uma cebola pequena, muito utilizada na França e na Itália. Sua origem se perde na história, pois ela é usada desde o tempo das Cruzadas.

A echalote possui propriedades anti-sépticas e ajuda na digestão. É usada em pratos de sabor leve - alimentos de sabor forte mascaram o sabor delicado da echalote. Por ser suave e adocicada, eu costumo substituí-la por cebola roxa (que tem sabor menos acentuado que a cebola comum) e uma pitada de açúcar mascavo, já que a echalote não é cultivada aqui no Brasil.

Ainda sobre cebolas, tenho duas notícias, uma boa e uma ruim... vou dar primeiro a boa: cientistas da Nova Zelândia e do Japão criaram uma cebola "antilágrimas". A ruim: ela só vai estar disponível pra gente daqui a 10, 15 anos...

Nenhum comentário: