sábado, 8 de março de 2008

Bebida é água...

O consumo de água mineral anda maior do que nunca: 168 bilhões de litros por ano. No Brasil, o consumo quadriplicou de 1995 pra cá. Já tivemos uma lei (de 1945) que a considerava medicamento. Hoje em dia ela não tem mais status de remédio, mas é uma bebida sem calorias que hidrata e ainda pode ajudar em tratamentos médicos.



Diante do aumento da preocupação com qualidade de vida e saúde, a água ganhou glamour: consumida por gourmets em restaurantes e bares especializados, é harmonizada com diversos alimentos. Tem água cremosa, que combina com brie e camembert (a italiana Pana), água com sabor de frutas, que combina com doces e sobremesas (Cleary Canadian), água salgada, que combina com carnes e massas (a francesa Perrier), e por aí vai.

A água mineral sem gás é servida entre 10 e 12 graus, e a com gás, entre 8 e 10 graus. Nunca se põe gelo: ele altera as características físico-químicas originais. O ideal é degustar a água em taças de cristal (se a água tiver gás, a taça deve ter a borda mais fechada, para reter o gás). E o ambiente para a degustação deve ser fresco, arejado, com música suave e cores claras...


fotos: Revista Cavallino

Nenhum comentário: