quarta-feira, 26 de março de 2008

Inhame X dengue

Kátia Borges, que considero co-autora deste blog, tal a assiduidade com que envia notícias interessantes, acaba de mandar mais uma: o inhame, usado para combater a sífilis antes da descoberta dos antibióticos, evita dengue, malária e febre amarela. Existem muitas maneiras de consumir o inhame (o medicinal é o pequeno, marrom): em sopas, cozido, assado, purê (sem leite, aproveitando a própria água do cozimento), como pizza, nhoque, pastinhas e até em sobremesas. Se quiser ver as receitas, visite www.correcotia.com/inhame

5 comentários:

Elvira disse...

Vivi uns tempos em Timor Leste, e lá, para combater dengue e malária, davam-nos de comer folhas e flores de papaia verde. Era horrivelmente amargo, até bem cozinhado. Não sei se resulta mesmo, mas nem eu nem o meu marido nunca sofremos dessas doenças apesar das condições extremas. :-)

Nádia Lamas disse...

Elvira, não sei até que ponto vocês estão sabendo aí, mas a situação aqui no Brasil, principalmente no Rio, está catastrófica... diariamente morrem dezenas de pessoas de dengue, principalmente crianças... está muito sério mesmo. Estamos preocupados.

Roseane, disse...

Vou pesquisar sobre isso, quero saber mais informações.

Anônimo disse...

Grazie pelo Co-autora.
Espero sinceramente que o inhame resolva a situação do estado.
Beijocas.
KB

Ioshiko disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.