domingo, 18 de maio de 2008

Sobremesas:






As receitas vencedoras do concurso 2007:

PINHÃO ROSTI

300 g de pinhão cozido (200 g ralado e 100 g fatiado fino), 30 g de batata cozida al dente ralada, 30 g de bacon picadinho, 30 g de cebola ralada, 30 g de presunto picadinho, 30 g de parmesão ralado, 30 g de salsa picadinha, sal

Numa frigideira, doure bem o bacon e acrescente a cebola e o presunto. Misture aos outros ingredientes e tempere com sal. Forme um disco e leve à frigideira com 3 colheres de café de azeite e deixe dourar dos dois lados.

PAÇOCA DE PINHÃO COM LOMBO SUÍNO (6 pessoas)

1 kg de pinhão cozido e descascado, 1 kg de alcatra, 1 maço de salsinha, 1 maço de cebolinha, 2 dentes de alho amassados, 2 cabeças de cebola picadas, 1 xícara de azeite, 1 colher (chá) de noz moscada, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1 ramo de tomilho, 1 pedaço de alho-poró e um ramo de alecrim, 2 kg de lombo de porco fresco, 2 xícaras de vinho branco, sal

Passe o pinhão ainda quente pelo processador (ou pilão de madeira) e reserve. Faça um caldo de carne com a alcatra: corte em quatro para facilitar o cozimento. Coloque 2 litros de água e deixe reduzir para 1 litro, sempre em fogo baixo. Volte a colocar mais 1 litro de água e reduza novamente para 1 litro. Faça um buquê garni com o tomilho, alecrim e alho-poró, amarre e deixe ferver com o caldo por 20 minutos.

Coe e junte os outros ingredientes ao caldo: salsa, cebolinha, cebola, alho, azeite e sal. Vá juntando o pinhão aos poucos e mexendo com colher de pau em fogo baixo só para dar liga.
Tempero o lombo com alecrim, sal, pimenta. Ponha para assar coberto com papel alumínio e vá regando com o vinho. Sirva com a paçoca de pinhão.

ZUCCOTTO DE PINHÃO E MASCARPONE

Pão-de-ló:
1 xícara de farinha de pinhão, 1 xícara de açúcar, 5 ovos
Bata os ovos com o açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de pinhão aos poucos, misturando sem parar com uma espátula. Asse em forno médio por 20 minutos. Deixe esfriar.

Creme de pinhão e mascarpone:
½ kg de mascarpone, 1 xícara de pinhão cozido e triturado, 4 gemas, 2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
Bata as gemas e o açúcar até ficar esbranquiçado. Junte aos poucos mascarpone e o pinhão. Misture bem.

Creme inglês:
6 gemas, 1/3 de xícara de açúcar, 600 ml de leite
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa e quase branca. Leve o leite ao fogo médio. Quando estiver quase fervendo, mexa para não formar nata. Devagar, despeje o leite quente sobre a mistura de açúcar e gemas, batendo suavemente. Transfira para uma panela grossa e leve ao fogo baixo, com cuidado para o creme não ferver. Quando ele engrossar um pouco, tire logo a panela do fogo e ponha numa tigela com cubos de gelo e um pouco d´água para interromper o cozimento e evitar que talhe. Leve para gelar.

Montagem:
Corte o pão-de-ló em fatias finas e molhe com uma mistura de açúcar e conhaque. Forre formas individuais com o pão-de-ló. Despeje o creme de pinhão e mascarpone até encher as forminhas. Derreta chocolate em banho-maria e pincele sobre o creme. Cubra com as fatias restantes de pão-de-ló. Leve ao freezer por duas horas.

Desenforme, polvilhe com cacau e sirva com o creme inglês.

2 comentários:

Eduardo disse...

Já postei nesse blog antes, quando disse que no Brasil existe echalote. Eis que me deparo com o consurso de pinhão aqui. Participei dele. Fiz o surubim!
Mais uma vez, parabéns pelo site!

Abraço!

Nádia Lamas disse...

Oi, Eduardo. Claro que lembro de você! Que coincidência você ter participado da festa do pinhão... parabéns pelo surubim!

Sobre a echalote, depois que vc falou eu fiquei na dúvida. Aí li no jornal o Celidônio dizendo que já tinha comprado echalote na feira aqui no Rio. Fui à feira e vi vendendo "charlote", mas era uma cebolinha para picles maiorzinha... escrevi pro Celidônio perguntando se ele tinha certeza que tinha comprado echalote mesmo, ele tb ficou na dúvida... Esta semana fiz um curso na Flávia Quaresma e ela jura que aqui no Brasil não tem echalote, nem no Rio, nem em SP... não sei quem tem razão. Bjs!