domingo, 11 de janeiro de 2009

Carne de soja

Estou em lua-de-mel com ela - logo com ela, a quem julgava definitivamente banida da minha mesa, depois de algumas experiências mal sucedidas. Foi preciso o nutrólogo João Curvo e seu livro "A alquimia dos sabores - A culinária funcional" para me reconciliar com este saudável alimento. A soja tem efeito preventivo e terapêutico nas doenças cardiovasculares, nos sintomas da menopausa e no câncer - de mama, de próstata e de reto. O consumo regular de 25g diários de proteína de soja reduz o colesterol total e o LDL.

Além do mais, preparada do jeito que é ensinado no livro, a soja é uma delícia (mesmo!):

1 xícara de proteína de soja desidratada escura, 2/4 xícara de água, 1/2 xícara de shoyu, 4 colheres (sopa) óleo, 2 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 coher (chá) açúcar, 2 colheres (sopa) salsa e cebolinha, sal a gosto.

Aqueça metade do óleo numa panela e acrescente a proteína de soja. Mexa durante 1 minuto e ponha a água e o shoyu para hidratá-la. Retire do fogo, reserve.

Bata os tomates no liquidificador com o açúcar e 2 colheres (chá) de sal (bater sem água).

Noutra panela pré-aquecida com o restante do óleo, refogue a cebola e o alho. Junte o suco de tomate e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo. Junte a carne de soja reservada, salpique o cheiro verde e acerte o sal.




Bolinhos de aipim recheados com "carne moída" de soja


2 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu gosto de PVT, mas no mercado que vou não tem. Teria que ir num melhor.
Meu marido precisa ingerir soja, mas, por enquanto, está só no leite no leite de soja, que já tem sido suficiente para o caso dele.
Os dois pratos ficaram super apetitosos e são uma ótima dica!
Bjs :)

Nádia Lamas disse...

Claudia, agora não vou mais comprar carne moída... só vou comer carne quando acontecer (e raramente acontece) de ter vontade de comer um filé alto... no dia a dia, a carne de soja quebra o maior galho! Bjs e uma ótima semana pra vc