quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Como escolher frutas


abacaxi - puxe uma folha de sua coroa: se ela soltar com facilidade, está no ponto de ser consumido. Pressione com os dedos: se estiver muito duro, ainda está verde. A casca deve estar dourada e o cheiro doce.

abacate - o melhor é o mais pesado, firme e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga: seu formato é o de uma pera grande, com casca bem lisa, fina e verde. Aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.



banana - se for para consumir logo, compre as de casca bem amarela e aspecto firme. Caso contrário, dê preferência às que estão um pouco verdes. Devem estar sempre presas à penca e sem manchas escuras.

coco verde - a polpa deve ser tenra, com a consistência de creme. O maduro deve ser escolhido pelo peso e quantidade de água. Para saber se está bom, bata na casca: se estiver fresco, o som é estridente; se o som for oco, indica que está estragado.

figo - deve estar firme, sem a presença de bolor, partes muito moles ou amassadas. Não consumir figos com a casca, pois são periodicamente pulverizados com sulfato de cobre, prejudicial à saúde.

fruta-do-conde - apresenta tom verde-escuro acinzentado quando madura. Quando tocada deve revelar consistência macia, prova de que está boa para consumo.

kiwi - não compre se apresentar manchas. Para ver se está maduro, basta tocá-lo com os dedos. Se estiver macio, pode ser consumido.
laranjas - prefira as mais pesadas, que possuem mais suco. Nas variedades de casca amarelo-forte, manchas marrons mostram que a fruta está bem doce e suculenta. A do tipo seleta deve estar com um pedaço do galho, sinal de que foi colhida corretamente.

limão - o galego é pequeno e deve ter a casca fina. Escolha os mais pesados e que cedam levemente à pressão dos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O tahiti é grande e, quando maduro, deve ceder à pressão dos dedos. O cravo lembra uma mexerica pequena. Seu suco é avermelhado e o sabor bem forte.

mamão - evite os rachados, escuros ou machucados. Deve ser macio, mas não mole, apenas cedendo um pouco à pressão dos dedos. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro.

manga - deve apresentar cheiro doce e cor amarelo-avermelhado. Embora firme, deve ser macia ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão. A casca não pode ter machucados, picadas de insetos, rachaduras, batidas nem deve estar coberta com um líquido grudento.

melancia - casca firme, lustrosa, resistente e de cor verde-rajada. Está pronta para o consumo quando emite um som oco quando batemos com a palma da mão ou nó dos dedos na casca.

melão - casca perfeita, firme, amarela, sem machucados, partes moles e perfurações de insetos. Ao apertar a extremidade oposta ao caule, deverá ceder um pouco. Sacuda para ver se as sementes estão soltas e se faz ruído. Isso indica que ele está pronto para o consumo.

peras - são melhores as de coloração bem forte. A casca precisa ser lisa, macia, sem picadas de inseto, machucados ou cortes. As de casca dura foram colhidas antes da hora ideal e ficarão murchas, esfareladas e sem sabor. O mais indicado é conservar sempre um pedaço do cabo.

uvas - as pretas e vermelho-escuras são mais saborosas. Devem ser firmes e estar bem presas ao cacho - evite as manchadas ou murchas. O mesmo vale para as uvas verdes. (fonte: BOL)

Nenhum comentário: