terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hoje é dia dos Santos Reis...

bolo de Reis gigante no México (foto: BOL)

A tradição do bolo de Reis chegou ao Brasil com os imigrantes portugueses para comemorar o dia 6 de janeiro, quando os cristãos celebram a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos. Nesta data é hábito desarmar a árvore de Natal e, “oficialmente”, dar início ao novo ano...

Há quem ponha objetos dentro da massa do bolo e existe a crença de que quem os encontrar terá sorte e riqueza.

No dia 6 de janeiro também é comum morder três sementes de romã, uma de cada vez, e dizer, depois de cada uma: “Belchior, Gaspar e Baltazar, dinheiro não há de me faltar!” As três sementes devem ser envoltas em papel e guardadas na carteira de dinheiro até o ano seguinte, quando deverão ser plantadas e substituídas por novas sementes. O ritual garante sorte nas finanças durante o novo ano.

Esses rituais variam de um estado brasileiro para o outro, e mesmo ao redor do mundo. Na Rússia, o Natal é comemorado em 7 de janeiro, quando, segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne. Na Espanha, no dia 6 de janeiro há desfiles com reis magos em todo o País. De suas carruagens, eles jogam balas e doces para as crianças. Também é neste dia que as crianças recebem presentes, que, acreditam, foram deixados pelos próprios reis durante a madrugada. Os cubanos trocam presentes no dia 24 e as crianças acreditam em Papai Noel. No entanto, a tradição dos reis magos é bem mais forte. No dia 6 de janeiro, as crianças costumam até deixar um pouco de comida para os camelos dos reis, ao lado de uma cartinha com o que querem ganhar. Em Potugal, não há troca de presentes porque esses já foram entregues no Natal, mas se come bolo de reis e se bebe vinho do Porto.

Assim como os rituais são variados, também há muitas receitas de bolo de Reis. A minha leva vinho do Porto e chocolate:


BOLO DE REIS
½ xícara de farinha de rosca
½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
4 claras em neve
4 gemas
½ copo de vinho do Porto
1 xícara de açúcar
150g de frutas secas (nozes, amêndoas, passas)
75g de frutas cristalizadas (que eu não tinha e substituí por damasco seco e ameixa seca)
1 colher (sopa) chocolate em pó
raspas de limão e gotas de limão
1 colher (café) de canela
1 pitada de fermento em pó

Bater em creme o açúcar, a manteiga e as gemas. Juntar o vinho, o chocolate, as raspas e as gotas de limão. Adicionar as frutas e batar. Juntar as farinhas e o fermento. Por último, as claras em neve.Assar em forno médio.


Um comentário:

Claudia Lima disse...

Eu nunca experimentei este bolo tão tradiconal e comentado.
Eu fiz um adapatdo de outra receita que ficou muito bom.
Bjs :)