sábado, 29 de maio de 2010

Kulfi de Ovomaltine e chocolate


Eu achava que kulfi era a palavra indiana para sorvete, mas parece que não é bem assim. O "Livro Essencial das Sobremesas" define kulfi como "um gelado tradicional indiano, que se faz fervendo leite até que reduza o volume". Acrescenta que o kulfi é congelado em formas com formato de cone mas que, na ausência destas, podem-se usar formas com qualquer outro feitio.

Uma recente matéria do JB sobre sobremesas de chocolate revelou que o restaurante asiático Nam Thai, atendendo a pedidos dos clientes, aderiu à iguaria e agora apresenta no cardápio uma sobremesa que inclui Ovomaltine, banana e caramelo, com foto de dar água na boca. A tal sobremesa me pareceu familiar. Fiz uma busca nos meus arquivos de comida asiática e... não é que a receita estava lá?

Kulfi
4 xícaras de creme de leite
1 fava de baunilha raspada
1 colher (chá) de sal
1 xícara de Ovomaltine flocos
400g de chocolate ao leite picado
Leve ao fogo o creme, a baunilha (raspas e a fava) e o sal, mexendo de vez em quando. Deixe o creme reduzir à metade. Misturar bem o Ovomaltine, tire do fogo e juntar o chocolate, mexendo até derreter. Retire a fava de baunilha e leve ao freezer nas formas. Este sorvete é maravilhoso e, se você quiser, pode parar por aqui - eu achei tão bom o sorvete, que dispensaria tranquilamente a banana e o caramelo.

Caramelo
3/4 xícara de creme de leite
1/2 fava de baunilha
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar
1 1/2 colher (chá) de suco de limão
1 1/2 colher (chá) de manteiga sem sal
Leve ao fogo o creme, a baunilha (raspas e a fava) e o sal. Enquanto isso, ponha o açúcar e o suco de limão numa panela e leve ao fogo, sem mexer, apenas rodando a panela para evitar queimar só de um lado, até virar um caramelo dourado. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e vá juntando aos poucos o creme morno. Quando todo o creme tiver sido incorporado, junte a manteiga e tire do fogo. Retire a fava de baunilha.

A banana é cortada em fatias longitudinais bem finas e levada ao freezer até endurecer. Então, você joga um pouco de açúcar sobre as fatias de banana e carameliza com o maçarico.

**********************************************

Atenção, chocólatras: amanhã, domingo, 30 de maio, uma agência de publicidade vai fazer chover chocolate Twix na avenida Paulista, em São Paulo.

3 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu não sou apreciadora da Culinária Indiana, mas o sorvete parece muito bom!
Bjs :)

Eduardo disse...

Deve ser ótima essa sobremesa! Não sou muito fã de sorvete, mas o lance da banana me conquistou!

Beijo!

Nádia Lamas disse...

Claudia, eu também não gosto muito de comida indiana, mas sorvete é sempre ótimo, ainda mais de chocolate!

Eduardo, eu já deixaria a banana de lado e ficaria só com o sorvete...

Bjs!