segunda-feira, 10 de maio de 2010

A melhor receita de bacalhau

O site Bacalhau da Noruega promoveu um concurso de receitas de bacalhau. A grande vencedora, premiada com uma viagem para a Noruega, foi a ex-editora do saudoso caderno Comida, suplemento de gastronomia dos áureos tempos do JB.

Misturando ingredientes que são quase unanimidade - bacalhau, couscous marroquino e tempero baiano -, a receita é tão, mas tão boa, que lendo a gente já acha gostoso...

Ontem, Dia das Mães, foi a oportunidade perfeita para experimentar o "Bacalhau com jeito marroquino". Na receita a seguir estou incluindo algumas adaptações (a receita original você encontra no site do Bacalhau da Noruega):

600 g de bacalhau sem pele, dessalgado
500 g de cebolas raladas, picadinhas ou processadas
300 g de camarões médios bem limpos, temperados com pouco sal
1 1/2 copos de couscous marroquino
5 dentes de alho picadinhos ou espremidos
1 garrafinha de leite de côco
1 copo de caldo de camarão (feito com as cascas e cabeças)
8 azeitonas pretas médias sem caroço, cortadas em quatro;
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de salsinha picada
pimenta dedo de moça picadinha
2 colheres (sopa) castanha de caju
sal
azeite

Separe o bacalhau em lascas grandes, retirando todas as espinhas. Cozinhe as lascas no vapor (usei um escorredor de macarrão encaixado em outra panela). Na parte que fica embaixo, com a água, pus as cascas e cabeças do camarão. Essa água, depois de coada, será utilizada no preparo do cuscuz e no cozimento de outros ingredientes. Cozinhe o bacalhau no vapor por uns 15 minutos. Reserve a água coada e o bacalhau, separados.

Numa frigideira antiaderente, frite as lascas de bacalhau em duas colheres de sopa de azeite, com cuidado para não deixar desmanchar . Reserve.

Modo de preparar o camarão:
Refogue dois dentes de alhos metade das cebolas em três colheres de sopa de azeite e mexa até as cebolas ficarem transparentes. Adicione os camarões e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, mexendo bem. Os camarões não podem ficar duros. A este refogado eu juntei uma pimenta dedo-de-moça bem picadinha, sem as sementes e sem a parte branca de dentro. Reserve.

Modo de preparar o cuscuz:
Na mesma frigideira, refogue a outra metade da cebola ralada e o alho restante em uma colher de azeite, até dourar. Reserve.

Ferva um copo da água restante do caldo de camarão com o leite de coco numa panela média. Retire do fogo e adicione 1 ½ copo de couscous marroquino. Deixar descansar uns 5 minutos, soltando com o garfo de vez em quando. Quando estiver pronto, adicionar umas duas colheres (sopa) de azeite.

Depois que o couscous descansar, misture as azeitonas, a cebola refogada com o alho, as duas colheres de sopa de azeite de dendê e a salsinha.

Arrume o couscous numa travessa e, por cima, o bacalhau e a cebola com camarão, tudo ainda quente. Se precisar, esquente um pouco. Acrescente duas colheres de sopa de castanhas de caju picadas ao couscous.

3 comentários:

Santa Gastronomia disse...

Oi, Nádia!
Como é que vc tá? Tudo bem?
Saudades!
Essa receita tá com jeito de que ficou boa. O engraçado é que alguem me mostrou uma receita parecida com essa (não tenho certeza, pois li rapidamente), que saiu no caderno de Niterói de sábado último, do jornal O Globo, na coluna de uma mulher chamada Beth Orsini, mas não dizia nada que era de outras épocas.. haha..
Bjinhus.

Santa Gastronomia disse...

Ah, no meu blog, no post 'blogagem coletiva: verde..', tem uma foto sua por lá, dá uma olhada!

Nádia Lamas disse...

Sandrinha, saudade! vou ver a foto... que foto é essa, de mim ou de alguma comida que eu fiz???

A receita do bacalhau não é antiga não, acontece que a pessoa que ganhou é ex-editora de um caderno de gastronomia que existiu há muitos anos no Jornal do Brasil... é possível que a Beth Orsini tenha copiado também. beijão!