terça-feira, 29 de junho de 2010

Estão abertas até 23 de julho as inscrições para o primeiro curso de gastronomia on-line do Brasil, o da Universidade Anhembi Morumbi. O curso tem 2.200 horas de aula, a maioria em vídeos, e duração de dois anos. As avaliações, presenciais, serão feitas na própria universidade, em São Paulo. Outro bom curso de gastronomia on-line é o Rouxbe, onde muitas aulas (em inglês) são gratuitas.

*********************************************
A revista Época publicou lista dos 10 alimentos mais saudáveis do mundo segundo o nutricionista Jonny Bowden, autor de livro sobre o assunto: sardinha, repolho, folha de beterraba, açaí, goiaba, cereja, chocolate meio amargo, frutas oleaginosas, canela e semente de abóbora.

*********************************************
As cozinhas indígena e portuguesa têm mais influência sobre a cozinha brasileira que os hábitos alimentares trazidos da África pelos negros. Ao contrário do que muitos pensam, a feijoada já era feita na Europa antes de 1500 - só que não com feijão preto, uma contribuição carioca. Outra curiosidade: a comida mineira nasceu em São Paulo e foi levada para Minas pelos bandeirantes.

*********************************************
A Anvisa alerta: nas lavouras brasileiras são usados pelo menos dez produtos proibidos na União Europeia, nos Estados Unidos e até no Paraguai. É preciso uma reavaliação urgente, para não continuarmos consumindo o que o resto do mundo rejeita.

*********************************************
Para quem, como eu, leu uma entrevista onde Alex Atala chamava de preguiçosos os cozinheiros domésticos que usam caldos industrializados, explicando que assim a receita não pode dar certo, foi uma surpresa saber que o chef é o novo garoto-propaganda da Knorr.

4 comentários:

Elvira disse...

Não vi a entrevista, mas ver um chef, famoso ou não, fazendo propaganda de caldo industrializado, é decepcionante para qualquer um que se preocupe minimamente com a qualidade da comida que prepara.

Nádia Lamas disse...

Ficou pouco convincente, né, Elvira? Não sei quanto ele ganhou, mas achei que pegou mal. abs,

Eduardo disse...

Achei bem bizarro o Atala ter aceito fazer esse comercial. Fiquei sem entender nada quando vi.

Eu lendo a lista das 10 comidas mais saudáveis, ao invés de ler cereja, li cerveja. Fiquei por um momento animado, até perceber meu erro. :(

Nádia Lamas disse...

Eduardo, você e todo mundo ficou sem entender nada...

quanto à cerveja, pode não estar entre as 10 mais saudáveis, mas não faz tanto mal assim... ainda mais quando reúne amigos, conversa e risadas!