sábado, 17 de julho de 2010

Vai até 25 de julho a Restaurant Week de Nova York, com a participação de 275 restaurantes, entre eles o Adour Alain Ducasse e o Nobu. Por US$ 24,07 (almoço) ou US$ 35 (jantar), dá pra saborear um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa.

**********************************************
Em 2011 o supermercado carioca Zona Sul vai inaugurar a primeira filial verde, na Barra. Serão usados projeto sustentável, materiais certificados, luz natural e água da chuva. Tudo isso custará 35% mais caro que as outras lojas da rede, mas diminuirá em 25% os custos fixos mensais.

**********************************************
Pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, sugere que a mente pode ser treinada para satisfazer a fome: para metade dos pesquisados foi mostrada uma porção pequena de comida, enquanto para o outro grupo foi exibida uma porção grande. Todos, entretanto, ingeriram a mesma quantidade de comida. Três horas depois, o grupo que tinha visto a porção grande alegou maior sensação de saciedade.

**********************************************
Sabe aquele bolo de limão com sementes de papoula? Pois as sementinhas sumiram do mercado. Rolam boatos de que estariam sendo proibidas. Estranho... afinal, embora venham da mesma planta da qual se extrai o ópio, elas não são narcóticas. As minúsculas sementes são apreciadas - e procuradas - por muita gente. A Anvisa explica que o cultivo da papoula (Papaver somniferum L.) é proibido no Brasil por dar origem a entorpecentes, como heroína e ópio, e a semente usada na culinária é importada. As empresas importadoras precisam apresentar documentos comprovando que as sementes provêm de cultivos lícitos e não têm capacidade germinativa. Ainda bem que ainda me restam algumas em estoque, mas estou preocupada - logo agora, quando pretendia fazer massa fresca com sementes de papoula!

**********************************************
“Cozinhar e comprar comida imprime ritmo e dá sentido a nossas vidas." (Alice Waters, chef de São Francisco)

2 comentários:

Eduardo disse...

Nádia, faz mais de dois anos que escuto essa história da papoula. E realmente, numa mais encontrei as tais para comprar! Fiquei feliz de saber que elas não foram totalmente proibidas!

Beijo!

Nádia Lamas disse...

Edu, pela 1a. vez me negaram as sementinhas e eu fiquei arrasada... mas há algum tempo ouço outras pessoas dizendo que tinham sido proibidas. Existe um certo mal entendido aí, né? se souber de algum lugar que venda, me fala! bjs