quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Admirável Mundo Novo

A Electrolux promoveu o concurso Design Lab para estudantes de Desenho Industrial criarem eletrodomésticos para o ano 2050, quando 75% da população será urbana e precisará lidar com os afazeres domésticos:


Este dispositivo portátil é acoplado a um utensílio - pote, panela ou caneca - para esquentar alimentos. O dispositivo é recarregado por uma bateria de alta densidade de açúcar cristal. Ele converte a energia do açúcar, aquecendo uma bobina que conduz o processo de indução magnética, enquanto sensores ajustam a temperatura de acordo com o alimento a ser aquecido.


Este aqui aproveita a temperatura externa para preservar os alimentos. Fixado na parede do lado de fora de edifícios residenciais, no inverno ele refrigera e, no verão, transforma luz em energia por meio de painéis solares, mantendo a refrigeração.


O sistema modular que você vê combina refrigeração, ar condicionado e iluminação, economizando espaço. A invenção utiliza um sistema de energia sem fio, que é conduzida por meio de uma parede alimentada por energia solar. As múltiplas unidades e superfícies podem ser posicionadas conforme a preferência do consumidor e funcionam em conjunto, por meio de redes Wi-Fi.


Aqui, a realidade virtual permite que moradores de um prédio preparem seus próprios alimentos: os pensamentos são transmitidos para chefs robóticos, que preparam a refeição numa cozinha real, com ingredientes reais.


Bem menor que uma geladeira comum, este refrigerador resfria os alimentos por meio de biopolímeros em gel luminescentes (espécie de gelatina não pegajosa e inodora). A ''geleia'' cria uma cápsula ao redor dos mantimentos e facilita seu manuseio. Os alimentos permanecem prontamente disponíveis e sem qualquer odor, e são refrigerados em temperaturas distintas, de acordo com a necessidade de cada um.


O lava-louças portátil utiliza ondas ultrassônicas para ionizar restos de alimentos e transformá-los em lixo reutilizável. O conceito foi desenvolvido com a previsão de que no futuro os alimentos serão fornecidos em forma de cápsulas (ocupando menos espaço), e de que o tempo necessário para a execução de tarefas domésticas será menor. Compacto e ecológico, o aparelho não usa água para a lavagem.

Nenhum comentário: