terça-feira, 14 de setembro de 2010

Da série "Aumente seu vocabulário": você sabe o que é um gastrossexual? É como os portugueses chamam o homem que sabe cozinhar, tem uma cozinha ultramoderna, conhece ingredientes raros... e usa isso para impressionar as mulheres.

*********************************************
No fim de agosto aconteceu no Reino Unido a primeira mostra de arte totalmente comestível do mundo. A exposição "Art You Can Eat...Cake Britain" reuniu criativos bolos e confeitos que, ao final, foram consumidos pelo público.

*********************************************
Caiu pela primeira vez em 15 anos o número de subnutridos no mundo, de 1,023 bilhão para 925 milhões, segundo relatório recente da FAO. A queda se deve à expectativa de retomada do crescimento da economia nos países em desenvolvimento e à queda no preço de alimentos desde 2008. Ainda assim, está abaixo da meta de reduzir à metade o número de vítimas da fome no mundo até 2015. No Brasil, de um percentual de 20% de desnutridos no período de 1990/1992, passamos para 16% em 2010.

98% dos subnutridos vivem em países em desenvolvimento, representando cerca 16% da população. Dois terços vivem em apenas sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão. Mais de 40% vivem na China e na Índia. Na América Latina e Caribe, a FAO estima 53 milhões de subnutridos.

********************************************
O ator Gerard Depardieu é mais uma celebridade a se lançar como produtor de vinhos. Ele acaba de apresentar um «2006 Anjou AOC Vielles Vignes» numa feira de gastronomia em Dusseldorf, Alemanha.

********************************************
Os orientais dominam uma técnica para fermentação e envelhecimento do alho comum (Allium sativum) que deixa a casca dourada e os dentes escuros, dando origem ao "alho negro". Ferran Adrià provou no Japão em 2007, mas a autoria é disputada por japoneses e coreanos. O sabor lembra vinagre balsâmico, tamarindo e melaço, e há quem use em sobremesas, misturado ao chocolate...

alho negro

2 comentários:

Santa Gastronomia disse...

Nadia:
já até corrigi o meu erro quanto ao nome da chef Flavia - é Maziero, e não Mazzini - vc tinha razão, a Mazzini é a da Uni-Rio...hahaha, não mando elas terem nomes tão parecidos!
Esse tal de alho negro já li nos blogs por aqui sobre ele.. acho que já tem no Brasil..
Bjinhus

Nádia Lamas disse...

Já tem no Brasil, sim! bjs,