sábado, 18 de setembro de 2010

Pato ao molho de Grand Marnier

O pato tem mais gordura, menos carne e uma anatomia um pouco diferente do frango (você vai perceber isso ao tentar desossar suas coxas). A carne é escura e de sabor pronunciado. Esta receita é um clássico - pato com laranja - acrescido de licor Grand Marnier:

Se o pato for congelado, descongele-o com antecedência e retire o saco plástico com miúdos que deve estar no interior.
Esfregue o pato com 2 colheres (sopa) de licor Grand Marnier, sal, pimenta moída na hora e alguns galhinhos de tomilho. Recheie com pedaços de aipo, laranjas cortadas em gomos com a casca, 1 cebola cortada.
Leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura de 180 graus durante mais ou menos uma hora. Vire o pato e deixe mais uns 45 minutos do outro lado.



Enquanto o pato assa, prepare o molho:
1 1/2 colher (sopa) de xarope de milho (Karo ou similar)
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de caldo de ave ou carne
1 1/2 colher (sopa) de amido de milho (maisena ou similar)
1/4 xícara de suco de laranja
raspas de casca de laranja (de mais ou menos meia laranja)
2 colheres (sopa) de Grand Marnier

Faça um caramelo com o xarope, o açúcar e a água. Junte o caldo fervendo. Mexa para dissolver e deixe em fogo baixo até dissolver completamente. Junte o suco misturado com o amido de milho bem dissolvido. Mexa até atingir consistência cremosa, junte as raspas de laranja e o licor.

2 comentários:

Dino Rosa disse...

Nádia,
Gostei muito do seu blog. Já fiz este pato, na verdade, fiz com frango e coloquei mel no lugar do Karo. Ficou muito bom. Estou visitando vários blogs, e o seu me chamou muita atenção, tanto que o li todo. Como estou começando o meu, engatinhando ainda, gostaria de receber um visita sua. O endereço é: http://lacozinha.blogspot.com
Abraços, sorte e aproveite o dia.
Dino Rosa

Nádia Lamas disse...

Oi Dino

visitei seu blog e gostei muito mesmo! abs,
Nádia