terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma noite com Alex Atala


Sexta-feira, 28/4, o chef (cujo DOM acaba de ser eleito o 7o. melhor restaurante do mundo) lotou a sala 1 da Casa do Saber para falar sobre "A cozinha como prazer, tempo e celebração". O público, composto principalmente por mulheres (por que será, né?), não parava de tietá-lo e fazer perguntas, às quais ele respondia sempre de bom-humor.


O ex-punk Alex falou de sua vida: contou como começou na cozinha depois de ter sido expulso de cinco escolas, e de como é difícil manter um restaurante onde a margem de erro é zero. Falou que tem 112 funcionários para atender 112 pessoas por noite e que, por isso, caso abra um restaurante aqui no Rio, não será o DOM.  


Um dos momentos mais interessantes da palestra foi quando o chef afirmou que a grande revolução na cozinha aconteceu com a chegada dos eletrodomésticos nos anos 60 - coincidentemente, acabei de receber de uma amiga pesquisadora um link para a tese de uma historiadora da USP que fala exatamente sobre como a oferta de bens de consumo afetou a transmissão do saber culinário entre gerações e a vida das mulheres no século XX.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nádia,

Vou querer contratar essa "pesquisadora"...
"Antenada" em quase tudo, né não ?
Bisous.
KB

Nádia Lamas disse...

É, e ela ainda faz parte de um Clube de Leitura!já viu onde vai parar, né? beijinhos