segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O que comer...




...depois da ginástica: evite alimentos que tenham açúcar. Prefira carboidratos complexos (como os integrais e os cereais) com alguma proteína, como a do leite, para não elevar seu índice glicêmico. Quando você se exercita, o corpo “queima” glicose e os cereais ajudam a repô-la. Você também libera muitos oxidantes por causa do excesso de oxigênio – e as frutas, especialmente o morango, são antioxidantes, que ajudam a recuperar os músculos. Coma também um pouco de sementes de abóbora, que contêm magnésio e melhoram o condicionamento muscular. Se você treina à noite, o jantar ideal é um frango assado com vegetais verdes e arroz integral. Esses alimentos são ricos em magnésio e, junto com a proteína do frango, ajudam a reparar os músculos.





... depois de brigar com o namorado: para "remendar" um coração partido, os nutricionistas recomendam alimentos ricos num aminoácido chamado triptofano. Encontrado nas proteínas como a do peixe, esse nutriente ajuda o cérebro a produzir serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Há também alimentos que acalmam e induzem ao sono – como a batata doce. Por isso, junto com o peixe, coma algumas assadas ou na forma de purê. Suco de frutas ou de clorofila ajuda a fortalecer o sistema nervoso. Termine a refeição com alguns pedaços de chocolate amargo. Pesquisadores suíços mostraram que o chocolate pode melhorar o humor e elevar os níveis de serotonina.





... nos momentos de stress: tente aumentar a proteína na hora do almoço. Comer atum e feijão – mesmo que seja branco, na salada, pode ajudar a manter sua disposição. O peixe é rico em ômega 3, o que melhora as funções cerebrais, e também contém o aminoácido tirosina, que reduz os níveis de stress. O feijão tem fibra e ferro, ajuda a diminuir a pressão sanguínea e a elevar os níveis de energia. Ao longo do dia, coma nozes e castanhas, que contêm magnésio e ômega 3, que vão manter você mais alerta e satisfeito(a). Por fim, esquente o dia com chá verde, que tem nutrientes que também melhoram a concentração e o humor.





... antes de ir pra balada: os alimentos certos deixam a gente mais bonita e bem disposta. A abóbora é rica em betacaroteno, que no corpo se transforma nas vitaminas A, C e também em zinco – todos essenciais para dar brilho à pele. E o pão folha contém vitamina B, que controla a ansiedade. Tome ainda uma xícara de chá de hortelã para diminuir o inchaço e ajudar na digestão. O chá ajuda o fígado a metabolizar o álcool, amenizando a ressaca do dia seguinte. (fonte: Marie Claire)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro chá de hortelã.
Vou lembrar disso.
Adorei a dica.
Bisous.
KB

Nádia Lamas disse...

eu tb adoro chá de hortelã! bjs