sábado, 19 de novembro de 2011

Boston I

Chovia incessantemente quando chegamos. O jeito foi deixar as coisas no hotel e rumar para um shopping próximo, para ver alguma novidade enquanto nos abrigávamos da chuva. Na hora em que bateu a fome, no Prudential Center encontramos nossa velha conhecida Cheesecake Factory, com seu vastíssimo menu, sua decoração cafona e a comidinha boa de sempre.

Pra abrir os trabalhos, pedi logo uma taça de Zinfandel. Há quem torça o nariz para esta uva, símbolo da vitivinicultura dos EUA, mas eu adoro.

Mais para "fingerfood" do que para almoço, optei por crabcakes

Alexandre pediu peito de frango com queijo, cogumelos, aspargos e purê

Saindo dali, dividimos um sundae Ben & Jerry´s. Esta ótima marca de criativos sabores é dali mesmo da Nova Inglaterra, do estado de Vermont.

No dia seguinte fizemos um passeio às cidades vizinhas de Marblehead e Salem.

Na primeira, visitamos um museu onde havia este quadro que retrata a luta pela independência americana.

Já em Salem, o almoço foi sanduíche: de lagosta...

... e de rosbife.

A cidade ficou famosa por um episódio ocorrido em 1692, quando houve uma histeria coletiva e inocentes foram acusados de bruxaria, condenados e mortos de forma cruel. De lá pra cá, vários livros, peças e filmes foram feitos, entre eles As Bruxas de Salém, com Daniel Day-Lewis e Winona Ryder.

Desde então, o nome da cidade está sempre associado a bruxas e feitiços, principalmente agora, quando o Halloween se aproxima...

lápide de um dos inocentes enforcados

Outra visita interessante em Salem é à Casa das Sete Torres (House of the Seven Gables), também título de livro e filme.

Em Salem não há sinais de trânsito. Em cada esquina há uma faixa colorida no chão, e os carros param sempre que algum pedestre vai atravessá-la.

De volta a Boston, jantar no Petit Robert Bistro, na esquina da nossa rua: Zinfandel

vieiras com um risoto de cogumelos que nem parecia risoto, de tão seco e sem graça.

Já o profiterole da sobremesa estava ótimo.

Na sexta-feira, partimos para ver as cores do outono no estado vizinho de New Hampshire.

almoço num lugarzinho rústico

com produtos locais: a cidra de maçã deixou saudade...

assim como o pão de abóbora, que mais parece um bolo - sim, é doce, e servido antes do almoço - com café

legumes, batata assada e rosbife...

... ou um peixe típico da região

cobbler de maçã e pêssego com sorvete caseiro de baunilha

visitamos também algumas lojas de fazendas...

são muitas as variedades de maçãs

À noite, em Boston, na Cheesecake Factory: hambúrguer de angus

samosas de frango e tartare de atum com gengibre

Sábado seguimos pelo litoral norte, passando por New Hampshire...

... que, nesta época do ano, começa a se preparar para o inverno. Tudo fecha - tudo mesmo, até o McDonald´s!

É grande o número de mansões na costa

cada uma mais linda que a outra

Também há quem more em trailers

Chegamos ao estado do Maine, famoso pelos faróis

Também conhecido como "the vacation state", o Maine é o local das férias de ricos e famosos. A casa que você é do ex-presidente George Bush (pai)

Aqui e ali, umas cidadezinhas litorâneas

hotel de luxo

George Bush (pai)

Paramos na cidadezinha de Kennenbunk Port

Zinfandel e suco de cranberry

A lagosta é o principal produto do Maine, que exporta toneladas anualmente. A lagosta daqui (conhecida como "homard") tem garras frontais grandes e carnudas. Segundo os locais, é a melhor do mundo. Eu tinha que experimentar, né? Pedi o bisque de lagosta.

Alexandre foi de talharim com camarão. Os dois pratos estavam ótimos!

Depois do almoço, ainda passamos algum tempo conhecendo as lojinhas e galerias do charmoso vilarejo.

Em Boston, jantamos no Legal Seafoods dentro do Prudential Center Mall, perto de casa. Apesar das várias filiais espalhadas pela cidade e de se intitular o "restaurante mais popular de Boston", o que o Legal Seafoods chama de "molho bernaise" não passa de limão siciliano e uma colherada de manteiga acompanhando as vieiras...  estou seriamente decepcionada com a gastronomia de Boston.

Dentro do shopping, plantas e árvores

Depois de tantos passeios, finalmente vamos conhecer Boston. Confesso que até agora não simpatizei muito com a cidade. As atrações são dispersas, o traçado é confuso, as ruas são mal iluminadas e tudo fecha cedo. O fato de não termos dado sorte com restaurantes também pesou. Do que vimos até agora, há construções belas aqui e ali, mas no geral a cidade não nos pareceu bonita. Segundo Alexandre, "o lugar mais bonito de Boston é a nossa rua". Talvez seja mesmo: o Encore B&B é superbem localizado, na West Newton Street, uma rua com casas antigas e charmosas, perto das melhores atrações de Boston.

O B&B pertence a um casal "ele e ele". Os dois trabalham com teatro.

Toda manhã o Reinhold prepara um senhor café da manhã para os hóspedes dos quatro quartos, que se reúnem nesta mesa comunitária.

Na verdade, na véspera ele dá um papelzinho cheio de múltiplas escolhas pra gente dizer se quer croissant, pão doce caramelizado com pecan, de passas, de grãos, scones, bolo de banana e nozes, iogurte, granola, chá, frutas, ovos...

vista da sala de refeições

a cozinha do nosso andar