segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tóquio V

A tecnologia japonesa está presente em todos os momentos... até nos íntimos. Era difícil saber qual botão apertar no toalete - inclusive nos banheiros públicos.

entrada do Museu Edo-Tóquio

vending machine de bebidas quentes

 interior do museu: teatro

 maquetes contando a história do país





 bonecos simulando teatro kabuki

metrô para Roppongi





 vista do observatório de Roppongi Hills





 depois de Roppongi voltamos a Shinjuku - antes de nos embrenharmos pelas ruas agitadas do centro tomamos um Cosmopolitan no New York Bar do afastado Park Hyatt Hotel - aquele mesmo do filme Encontros e Desencontros, da Sofia Coppola. Estava bem escuro e não fotografamos.
 


o robô é o da esquerda

Pra nos deixar ainda mais tristes, o último dia em Tóquio foi cinzento e chuvoso. Pela manhã nos separamos, Alexandre foi (obviamente) pra Akihabara comprar os bonecos e brinquedos que ainda lhe faltavam. Eu fiquei vagando pelas ruas de Ginza, explorando ruelas e becos. No almoço, me mantive fiel ao melhor sushi ever: bati meu ponto no vizinho Sushizanmai. 



 À tarde nos encontramos no hotel e saímos - por Ginza mesmo, já que a chuva dificultava planos de pegar metrô e ir para longe. A fim de nos aquecer um pouquinho, entramos num dos cafés da cadeia Doutor (Alexandre amou esta cadeia. Não posso opinar, já que não tomo café, mas os acompanhamentos eram interessantes - a bebida da foto leva café e castanhas portuguesas).

Pela vidraça olhávamos a chuva caindo, as pessoas apressadas com seus guarda-chuvas, e já sentíamos saudade. Pra dar um tom ainda mais melancólico, a trilha sonora era só MPB, que os japoneses adoram. Foram várias canções, mas me lembro especialmente de uma,  Retrato em branco e preto - que, daqui pra frente, vai estar sempre associada a lembranças da última noite em Tóquio.




2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII as ftos de Tóquio e Kioto !
Você está ´tima ao lado do Shinkausen (nome complicado, hein?)
KB

Nádia Lamas disse...

obrigada, bjs!