quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Saltimbocca à romana

Talvez o prato italiano de carne mais comum em Roma, a saltimbocca teve origem na Bréscia, e significa literalmente algo que "salta para a boca".

Pode ser preparado com vitela ou filé mignon. Vitela é a carne do boi macho jovem (vitelo, ou bezerro). A idade para o abate varia: na Europa é de um ano ou pouco mais; já no Brasil o animal geralmente é abatido muito jovem, quando ainda não está pronto para o consumo. A vitela é uma carne bastante macia, magra, e com alto teor proteico, que pode ser encontrada em diversos cortes.

Os ingredientes para a saltimbocca são:

8 escalopes de filé ou outra carne macia (com peito de frango deve ficar ótimo!), 4 fatias de presunto cru (Parma ou similar), 8 folhas de sálvia, farinha de trigo quanto baste, sal e pimenta-do-reino.

Molho: 2 C manteiga, 50 ml de vinho branco seco, 200 ml de caldo de carne

Limpar os filés e temperar com pouco sal e pimenta-do-reino


Colocar sobre cada escalope 1 folha de sálvia e meia fatia de presunto cru, dobrá-los ou enrolá-los e prender com palito(s).


Passar pela farinha de trigo e retirar o excesso.


Aquecer a manteiga numa frigideira e dourar os escalopes dos dois lados. Reserve-os.


Na manteiga que restou da fritura dos escalopes, adicionar o vinho branco e deixar evaporar. Acrescentar o caldo e cozinhar em fogo baixo até que o molho esteja espesso.

2 comentários:

Fabrícia disse...

Que luxo esse prato romano .... miam, miam. Moraste em Montreal ... que delícia. Quando foi?
Bjs para ti.

Nádia Lamas disse...

Fabrícia, que honra tê-la aqui! Morei aí em 2004... na Mountain Ave., perto da Sherbrooke West, dava pra ir a pé até o centro. Eu amo essa cidade! Bjs