quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bolo de chocolate e beterraba

A receita é de Johnny Iuzzini, premiado chef confeiteiro do restaurante de Jean Georges em Nova York. Ele aqui combina o sabor amargo do chocolate com beterraba assada. Ficou interessante, o gosto da beterraba lembra vagamente amendoim torrado. Mas, se você acha estranho, saiba que se faz até brownie de chocolate com espinafre e cenoura...

2 beterrabas assadas no forno (embrulhadas em papel laminado) até ficarem macias
30g de chocolate meio-amargo derretido
80g de farinha de trigo (1/2 xícara mais 2 colheres de sopa)
2g de fermento em pó (1/2 colher de chá)
160g de açúcar (3/4 de xícara mais 1 colher de sopa)
1 ovo
80g de óleo (6 colheres de sopa)
2g de essência de baunilha (1 colher de chá)
1 pitada de sal

Descasque as beterrabas depois de assadas. Corte-as em pedaços e passe-as no processador até virarem purê. Passe pela peneira (você vai precisar de 1/2 xícara de purê).

Misture a farinha, o fermento e o sal e reserve. Na batedeira, misture o açúcar, o ovo e o óleo, batendo até a mistura clarear e ficar leve. Junte então a baunilha e os ingredientes secos, o chocolate e o purê de beterraba, mexendo após cada adição.

Ponha numa assadeira pequena untada e polvilhada com açúcar e leve ao forno médio pré-aquecido.



6 comentários:

Claudia Lima disse...

Sempre tive vontade de experimentar Bolo de Chocolate com beterraba, mas fico com medo do gosto. Se lembra gosto de amendoim torrado, deve ser muito bom!
Bjs :)

Nádia Lamas disse...

Eu achei... lembro de um bolo de beterraba que comi quando era criança, era muito bom e a cor era linda! Você já conhecia chocolate com beterraba? Pra mim foi a maior novidade! bjs :)

Anônimo disse...

Fiz bolo de beterraba com chocolate na faculdade. É um bolo típico dos E.U.A. Ficou muito bom. A beterraba dá um sabor bem interessante.

Nádia Lamas disse...

Vivendo e aprendendo, Eduardo... eu não tinha a menor idéia de que se fazia bolo de beterraba com chocolate, ainda mais que era típico dos EUA! É muito boa essa troca, a gente aprende muito uns com os outros! Abs!

Unknown disse...

Eu fiz um de beterraba...mas ela com chocolate, minha mãe e ave maria! rs

Vamos fazer! Vamos fazer!


www.palatavel.blogspot.com

Unknown disse...

Se tiver um tempinho, adiciona meu blog no seu hall de amigos blogueiros ae! Tem de tudo um pouco no palatável... sou gastrônomo e adoro doçaria estrangeira. Pesquiso muito, traduzo...é uma delicinha essa vida insaciável por açúcar!

Bjos!