sexta-feira, 6 de março de 2009

Seis razões para evitar o jejum

O jejum prejudica os exercícios físicos
Se você pratica exercícios em jejum, o nível de glicose no seu sangue pode baixar muito (hipoglicemia). Então, seu organismo vai passar a consumir proteínas. Você perde massa magra (músculos), diminui seu metabolismo e acaba ficando mais fraco. O desempenho cai, o desgaste físico e emocional aumenta. Em condições normais, com alimentação equilibrada, o organismo consegue manter este equilíbrio interno, mas a o jejum prolongado pode comprometer esse balanço energético.

O jejum deixa o metabolismo mais lento
Depois de muito tempo sem comer, o metabolismo passa a funcionar mais lentamente, como tentativa de economizar energia. Aí, na refeição seguinte, a tendência será acumular mais gordura.

O jejum causa dor de cabeça
O cérebro não tem qualquer reserva energética e precisa ter sempre um suprimento de glicose, proveniente de alimentos fontes de carboidratos. Situações de hipoglicemia, onde ocorre uma redução dos níveis de glicose sanguínea, podem causar perturbações no funcionamento do sistema nervoso central que vão desde cefaléia, descoordenação da fala e motora, até alterações no eletroencefalograma e coma.

O jejum prolongado prejudica o organismo
Períodos de até três horas sem comer não causam problemas. Esse é o tempo médio que o organismo leva para realizar a digestão e a absorção dos alimentos. Entretanto, pessoas com tendência a hipoglicemia devem se alimentar a cada duas horas para não ter sintomas como visão turva, cefaléias, enjôos, vômitos e tremores.

O jejum matinal diminui a capacidade de raciocínio
Jejuns de mais de quatro horas podem resultar em lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até desmaios. Quem pula o café da manhã está expondo o organismo a mais de doze horas em jejum. Esse estado metabólico também favorece o aparecimento de infecções, já que o organismo está fraco pela falta de nutrientes.

O jejum causa mau hálito
O mau hálito decorrente da acidose metabólica (excesso de acidez no sangue caracterizada por uma concentração muito baixa de carboidratos) ocorre em jejuns de mais de seis horas. Esta característica é comum em pacientes com diabetes. O mecanismo de compensação realizado pelo organismo em situações de acidose é uma respiração mais profunda e rápida: o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono. Os rins excretam mais ácido na urina. Quando estes dois mecanismos não conseguem estabelecer a homeostase e o corpo continua a produzir ácido em demasia, instala-se um quadro de acidose grave e, em última instância, o coma.

Um comentário:

Claudia Lima disse...

Sem comida eu não funciono. Eu não sei como algumas pessoas podem se manter em jejum prolongado.
Mesmo quando eu faço dieta, como em horários regulares.
Ótimas informações!
Bjs :)