terça-feira, 30 de março de 2010

Mais ardida que pimenta

Cultivada em São Paulo, a pimenta indiana bhut jolokia é 15 vezes mais forte que a malagueta e figura no Guiness como a mais ardida do mundo.

A capsaicina, substância que confere ardência à pimenta, sozinha não tem sabor - o que ela faz é estimular os receptores de dor da língua, não as papilas gustativas. E, como a capsaicina não é solúvel em água, beber aquele copão depois de uma comida apimentada não ajuda muito.

Já a gordura age formando uma barreira protetora, impedindo que parte das moléculas de capsaicina (que é solúvel em gordura) entre em contato com a superfície da língua. Não por acaso os pratos mais apimentados do mundo também levam azeite de dendê, leite de coco e iogurte.

Na hora de preparar, dá pra diminuir a ardência retirando as sementes e a parte interna (branca e esponjosa) da pimenta. É onde se concentra a capsaicina. Outra dica é não refogar a pimenta, que em contato com o óleo soltaria ainda mais ardência.

Pessoas que habitualmente ingerem muita pimenta desenvolvem uma tolerância que causa a dessensibilização: quanto maior a exposição à capsaicina, mais fraca a resposta.

Nenhum comentário: