sexta-feira, 30 de abril de 2010

Torta de palmito com grão-de-bico

Eu amo os dois ingredientes, então não resisti à combinação vegetariana desta torta que mais parece um escondidinho, com a massa só na parte de cima:

Na véspera, deixe o grão-de-bico (250 gramas) de molho em 4 xícaras de água.

Para o recheio (base), faça um refogado com 2 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte 6 tomates sem pele e sem sementes picados e 1 folha de louro, tampe a panela e cozinhe durante uns 10 minutos. Acrescente uma lata de palmito picado e 2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 2 xícaras de leite. Cozinhe, mexendo até engrossar. Acerte o sal e a pimenta e tire do fogo.

Enquanto o recheio esfria, prepare a parte de cima: cozinhe o grão-de-bico na água em que ficou de molho (pode usar a panela de pressão - deixe mais ou menos meia hora depois de pegar pressão). Depois que cozinhar, deixe sair a pressão e retire o grão-de-bico com a água do cozimento. Processe o grão-de-bico com a água e 4 colheres (sopa) de azeite. Junte 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, acerte o sal e a pimenta e cubra o recheio de palmito num recipiente que possa ir ao forno. Salpique com queijo parmesão ralado e farinha de rosca e leve para assar até dourar a superfície.



Nenhum comentário: