sábado, 5 de fevereiro de 2011

Petit gâteau tamanho família

Apesar do nome francês, na França ninguém o conhece - pelo menos, não com este nome. Já na Argentina ele é chamado de "volcano", numa alusão à lava de chocolate que escorre de dentro, ao ser partido. E, em inglês, é conhecido como "lava cake". Aqui, ao invés da tradicional porção individual, ele aparece numa versão grande:



200g de chocolate meio amargo
180g de açúcar
100g de farinha de trigo
200g de manteiga
4 ovos

Derreta o chocolate com a manteiga. Na batedeira, bata bem os ovos inteiros com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e manteiga e continue batendo. Por último, junte a farinha. Leve ao forno pré-aquecido (pré-aqueci a 250 graus durante menos de 5 minutos, depois baixei para 180), numa forma de buraco no meio untada.
Retire depois de uns 15 minutos, ou tempo suficiente para formar uma casquinha e continuar líquido/cremoso por dentro. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.
 

17 comentários:

Claudia Lima disse...

Tudo de bom, não é mesmo?
Eu amo Bolo de Chocolate e este está uma verdadeira tentação!
Bjs e bom final de semana :)

Nádia Lamas disse...

E o melhor: rapidinho de fazer! Bom ter você por aqui, tava sentindo sua falta, bjs e ótimo domingo!

Unknown disse...

Olá! Adorei seu blog. Tem receitas super saborosas! Cadastre-o na lista dos melhores blogs de culinária através deste link:
http://www.comidas1.com/enviar-blog
Beijos!!!

Anônimo disse...

Mas... se é líquido/cremoso, ao cortar uma fatia, o conteúdo aprisionado, ao encontrar a fresta, vira um tsunami de chocolate, avança até as bordas da travessa e transforma o murcho gâteau em ilha flutuante.
Por isto que ele é "petit".
Ou estou enganado!?
Nicolai

Nádia Lamas disse...

Obrigada, Bruna, vou providenciar!

Nicolai, não sei se entendi bem sua pergunta... o princípio é o mesmo, só que o bolo é cortado em fatias... abração!

Joana disse...

Olá,
Fiz este bolo ontem para um aniversário e todos adoraram :) Apesar de ter deixado demasiado tempo no forno (porque me esqueci de tirar :S), ficou fantástico :)
Parabéns!

Nádia Lamas disse...

Obrigada, Joana! mas da próxima vez não esqueça de tirar no tempo marcado, vai ficar ainda melhor com o recheio derretido! beijos

Cah =] disse...

Olá, só tenho uma dúvida, não é necessário fermento? Pq tenho medo de ficar embatumado e com gosto de farinha...

Nádia Lamas disse...

Oi, Cah, não fica com gosto de farinha não. Nenhuma receita de petit gateau que conheço leva fermento, e a quantidade de farinha é mínima, por isso não fica gosto. Pode fazer sem medo!

Anônimo disse...

Olá, adorei a receita e vou fazer, só tenho uma dúvida. Para tirar o bolo da forma, é quente ou frio?
Obrigada.
Vivara

carla silva disse...

Posso fazer com chocolate em po solúvel qual é a medida se puder. Obrigada

Nádia Lamas disse...

Oi, Carla, nunca fiz nem nunca vi esta receita com chocolate em pó, mas se você procurar na internet a receita do "Brownie do Luiz" (que é feito com achocolatado em pó) você pode fazê-la e tirar do forno antes que fique totalmente cozido no centro. abraços e boa sorte!

Anônimo disse...

em xicaras como eu faço ?

Nádia Lamas disse...

Na xícara ou no ramequim o procedimento é o mesmo, só deixando menos tempo no forno, já que a quantidade é menor e cozinha mais rápido (5 a 10 minutos, dependendo do tamanho do recipiente e do volume de massa que você colocar). Sucesso!

Unknown disse...

Oi o meu ficou muito líquido e deixei 15 min no forno e não ficou legal

Nádia Lamas disse...

Oi, Adriana, na cozinha existe uma série de variáveis. Um forno nunca é igual ao outro, por isso às vezes a gente é quem tem que ajustar o tempo e a temperatura para as nossas necessidades... talvez seu forno não esquente tanto, o que fez com que os 15 minutos não fossem suficientes. De uma próxima vez você aumenta o seu tempo em mais 5 minutos, e aí você já vai conhecendo o forno com que está trabalhando.

Lucas Souza disse...

Vou fazer hoje !