sábado, 17 de março de 2012

Coxinha de frango com requeijão

Uma vez o Marcelo Katsuki, da Folha de SP, escreveu que tava cansado de ser fino e comer só iguarias. Me identifiquei completamente. Nenhum foie gras ou escargot traz as lembranças que uma coxinha traz: comemorações, infância, reuniões com pessoas queridas, almoços apressados, padarias de bairro, botequins de beira de estrada. Atire a primeira pedra quem, no exterior, nunca matou a saudade do Brasil comendo coxinha e bebendo guaraná num reduto de brasileiros como a rua 46, em Nova York:
Massa:
2copos de leite
2 copos de farinha de trigo
1/2 tablete de caldo de frango
1/2 colher (sopa) de manteiga
Leve ao fogo o leite, o caldo de frango e a manteiga. Antes de ferver, colocar a farinha toda de uma vez, mexendo sem parar, até desgrudar da panela. Reserve.

Recheio:
500g peito de frango
2 dentes de alho
50g de manteiga
1/2 cebola picada
1 tablete de caldo de frango
salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
100g de requeijão de copo
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Junte o frango. Ponha água (mais ou menos 1 xícara) e o caldo de frango, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Ponha mais água se for preciso. Quando estiver bem cozido, retire do fogo e deixe esfriar. Desfie ou processe o frango e misture com a salsinha e o requeijão. Acerte o sal e a pimenta e recheie as coxinhas. Passe-as no ovo batido e na farinha de rosca e frite até ficarem douradas.



2 comentários:

Eduardo disse...

Sou apaixonado por coxinha. Brinco que os "convidados" do meu velório terão coxinhas para comer. rs..

Beijo!

Nádia Lamas disse...

Então alguma coisa a gente tem em comum, Eduardo. Eu também AMO coxinha! esse pessoal esnobe não sabe o que tá perdendo. beijos!