domingo, 20 de maio de 2012

Batata rösti


Acompanhamento tradicional de fondue, ela é mais fácil de fazer do que muita gente pensa - é só prestar atenção a alguns detalhes, e o sucesso está garantido.



Lave bem as batatas e leve-as para cozinhar com casca. Atenção: elas cozinham só parcialmente, e continuam cruas no centro (no meu caso, para essa quantidade de batatas, deixei no fogo uns 10 minutos). Ao espetar o garfo, ele entra com facilidade no início, depois você sente resistência. Tire do fogo e escorra a água.

É hora de descascar as batatas. Há pouco assisti a este vídeo e resolvi testar o método da oriental... não é que funcionou? Foi bem divertido de descascar.

Em seguida, levei as batatas descascadas para a geladeira, onde ficaram de um dia para o outro (elas devem ficar no mínimo algumas horas, até ficarem bem firmes).



Passei as batatas descascadas, geladas e firmes pelo ralo grosso do processador (também poderia ter ralado à mão).


Pus pedacinhos de bacon e cebola ralada na frigideira (acrescentei um fio de óleo, pois o bacon não tinha muita gordura). Tem gente que prefere usar manteiga. Quando a gordura estava quente e o bacon e a cebola estavam dourados, juntei uma primeira camada de batatas raladas, em seguida uma camada de queijo com orégano, sal e pimenta. Cobri com uma segunda camada de batatas, usando uma colher para ajudar a arrumar na frigideira. Salpiquei mais sal e pimenta. Pus uma tampa na frigideira e deixei dourar bem do primeiro lado.


Com cuidado, passei a colher por baixo da batata para me certificar de que ela estava bem solta do fundo da frigideira. Então, com a ajuda de um prato, virei a batata. Pus um pouco mais de óleo na frigideira e deixei esquentar. Em seguida, "deslizei" a batata de volta para a frigideira - no mesmo processo usado para fazer omelete - e deixei dourar bem do segundo lado.

2 comentários:

João Mario disse...

Adoro batata rosti. Ao fazer, uso a batata asterix (casca rosa) pois é mais sequinha... deu água na boca...

Um abraço
João Mario

Nádia Lamas disse...

Anotei a dica, João, da próxima vez vou tentar com a asterix. abs!