quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pata negra

Considerado o melhor presunto do mundo, o "pata negra" é feito a partir do porco ibérico, animal selvagem de pelo negro que habita as províncias espanholas de Badajoz, Cáceres, Córdoba, Huelva, Sevilla, Cuidad Real, Toledo e Salamanca. Alimentado com dieta especial à base de ervas e raízes, o porco ibérico produz uma carne com textura, aroma e sabor especiais.

Trata-se de um presunto cru, como o presunto de Parma. No processo de cura é usado o fungo Penicillium roquefortis, o mesmo do queijo Roquefort, responsável por boa parte do aroma e sabor característicos desta iguaria. O tempo de preparo do presunto é de 30 meses, em média.

O Pata Negra é bem difícil de encontrar por aqui, mas agora tem aparecido... ontem mesmo comprei. O preço é salgadíssimo: na "oferta", o pacote de 70 gramas custou 40 reais. O preço normal, se não me engano, é 50 reais (o que significa que o quilo anda por mais de 700 reais). Mas, pra quem gosta de presunto cru, vale a pena, pois é realmente inigualável.


Os espanhóis recomendam que o Pata Negra seja consumido puro, em temperatura ambiente, para destacar seu sabor amendoado.

2 comentários:

Eduardo disse...

Água na boca!

Nádia Lamas disse...

Eu não conhecia, achei muito bom! bjs