quinta-feira, 23 de junho de 2011

O site Hunch, fundado por um grupo de ex-alunos do MIT, criou um "gráfico do paladar" baseado no perfil político dos pesquisados - liberais ou conservadores.

**********************************************
Parece que a epidemia de E.coli que atingiu a Europa teria sido evitada se os brotos de feijão causadores da doença não fossem orgânicos.

**********************************************
Leite, sal e coalho - três ingredientes, tantas combinações possíveis! São mais de 750.000 os tipos de queijo catalogados no Livro do Queijo, da neozelandesa Juliet Harbutt. Brasileiros, só o catupiry e o queijo Minas (esqueceram do queijo coalho, do queijo da Serra da Canastra...). Os queijos chegaram ao Brasil pelas mãos de portugueses e holandeses, por volta de 1530. Se for degustar vários tipos de queijo, uma dica é comer castanhas entre um e outro, para limpar o paladar.  E, na harmonização, queijos de sabores marcantes pedem vinhos mais fortes.

3 comentários:

Eduardo disse...

750 mil????? E eu devo conhecer o que, 50? No máximo, acho.

A gastronomia é isso. Nunca ninguém vai falar que já comeu de tudo, que sabe de tudo. Uma maravilha isso.

Beijo!

Nádia Lamas disse...

Eduardo, 750 mil sem contar os que foram esquecidos (só brasileiros foram vários os que ficaram de fora). Neste exato momento, em algum lugar do mundo, alguém deve estar fazendo uma nova combinação de leite, sal e coalho... e criando um queijo novo. Que nós, infelizmente, nunca vamos provar!

beijão e ótimo fim de semana!

Anônimo disse...

Será que existem mesmo mais queijos brasileiros além do coalho, do Minas e do Catupiry (requeijões)? Talvez sim, mas não muito mais. Assim mesmo, desconsiderando que o coalho na verdade é um Minas regional. Em tempo: o da Serra da Canastra é queijo Minas, assim como o do Serro. Que eu me lembre, com boa vontade só podemos acrescentar como brasileiros o reino e o prato. Acho que tudo o mais tido como brasileiro são derivações com o mesmo DNA.

Fernando